Criação de Sites SP: Como escolher fotos boas para seu novo site

Nem todas as imagens são criadas iguais. A imagem certa em uma página da Web pode capturar a atenção, informar e até persuadir os visitantes do site. A imagem certa pode comunicar quem você e sua empresa são mais rápida e poderosamente do que as palavras sozinhas podem fazer. A imagem errada, no entanto, pode confundir, incomodar e até mesmo repelir seus visitantes. A imagem errada pode dar ao seu público uma impressão negativa do seu produto, serviço ou empresa que talvez você nunca tenha uma chance de corrigir.

Como a seleção de imagens pode ser tão crucial, planejo abordar o tópico em três artigos separados, cada um cobrindo diretrizes que ajudarão você a aprender a avaliar e selecionar apenas as imagens certas para o seu site.

Através de uma rápida entrevista com Caio Nogueira, CEO da UpSites, uma empresa de criação de sites em SP, extraímos algumas dicas para escolher boas fotos para seu novo site.

Diretriz # 1. Isso transmite o sentimento certo?

Intencionalmente ou não, as imagens comunicam humor ao seu público. Cor, fundo, expressão facial e outras características menos óbvias combinam-se para evocar sentimentos de uma forma que pode não ser óbvia à primeira vista. Você pode, sem perceber, transmitir um senso incorreto de seu serviço ou empresa. É por isso que é importante analisar criticamente os detalhes da imagem, obtendo a opinião dos outros sobre como eles são afetados por eles.

Por exemplo, recentemente precisei de uma foto barata de uma empresária profissional para um site WordPress de um cliente. Eu considerei centenas de fotos, e aqui estão alguns concorrentes que rejeitei com as razões. Veja o que você pensa:

Mulher, com, laptop

Embora esta foto seja de outra maneira muito boa, o cabelo da mulher é apenas um pouco sujo, dando-me a sensação de que ela teve um dia agitado. Ela parece amigável, mas tenho a sensação de que ela pode estar sobrecarregada, desorganizada ou simplesmente não presta atenção aos detalhes. NÃO é o que queremos comunicar sobre o nosso cliente.

mulher na frente de cortinas

Essa mulher parece profissional e bem-arrumada, mas o cenário parece não se encaixar – parece uma sala de aula, não um ambiente de negócios. Além disso, eu não gosto que eu não possa ver as mãos da mulher – o que ela está escondendo? Então, a partir dessa imagem, tenho uma sensação de desconforto e falta de profissionalismo, embora ela mesma pareça bastante profissional.

mulher com sorriso nervoso

Esta mulher parece bem preparada, profissional, amigável e o fundo é apropriado o suficiente. Mas o sorriso dela parece um pouco ansioso para mim – e a ansiedade era a última coisa que queríamos que o site do nosso cliente transmitisse.

Diretriz # 2. Acrescenta informação?

Nos musicais da Broadway, não há músicas estranhas – cada música contribui para o enredo, movendo o enredo para a frente. Eles são substanciais e ricos em conteúdo, não apenas reflexos ou embelezamentos.

Suas imagens da web devem ser da mesma maneira. Eles devem puxar seu próprio peso em seu site, não apenas sentar lá e ficar bonita. Quando estiver selecionando, pergunte a si mesmo: essa imagem simplesmente decorará a página ou contribuirá com informações?

Para exemplos disso, visite quase qualquer site de notícias. Esses sites entendem como usar imagens para adicionar informações a títulos e artigos. Alguns exemplos:

Quais dessas duas imagens fornecem mais informações?

Este:niehaus-graph1 Ou este aqui:niehaus-graph2

Ok, ok, foi fácil. A imagem da seta é mera decoração. Transmite uma sensação de crescimento, que suporta a manchete, mas nada mais. Na verdade, pode até ser enganador – a grande seta brilhante faz parecer que muito crescimento está acontecendo.

A segunda imagem, em contraste, mostra mudanças na economia ao longo do ano passado em um mini gráfico. Mesmo sem mais detalhes, você pode ter uma ideia do valor relativo do recente crescimento econômico. Você aprende algo com essa imagem, mesmo com apenas um olhar.

Vamos tentar outro. Qual destas próximas imagens fornece mais informações?

Este:

"Patas a bordo do colete salva-vidas para cães" da PawsAboard.com

“Patas a bordo do colete salva-vidas para cães” da PawsAboard.com

Ou este aqui:

Ruff Wear Portage Casaco Flutuante para Cães "na REI.com

Ruff Wear Portage Casaco Flutuante para Cães ”no REI.com

Agora, esse é mais complicado. Você poderia argumentar que a segunda imagem fornece uma visão mais clara do detalhamento do produto, que é por si só informativo. Mas eu diria que a primeira imagem é muito mais rica em informação; mostra sem questionar como o item se encaixa no cão e fornece um contexto para o uso do produto – um lago.

Vamos ver apenas mais um exemplo:

Esta próxima imagem de um site para um serviço de videoconferência fornece um rico contexto informativo para seu slogan:

Mãe crianças, olhar, tela computador

Este, por outro lado, é mais decorativo que informativo. Também é de um site de videoconferência, mas não há uma noção imediata do que o serviço é da imagem. O texto é deixado de lado para ficar de pé ou cair em seus próprios méritos:

Anúncio do Skype

Diretriz # 3. É (pelo menos razoavelmente) único?

A coisa maravilhosa sobre os sites de imagens de estoque é que eles tornam mais fácil para você encontrar e comprar imagens de alta qualidade. A coisa terrível sobre os sites de imagens de estoque é que eles tornam tão fácil para o seu concorrente – ou qualquer outra pessoa – encontrar e comprar exatamente as mesmas imagens. Assim, é possível ver a imagem que você acabou de comprar para sua página inicial ser exibida em um outdoor ou folheto para uma empresa completamente diferente. E isso não é maneira de se destacar no mercado.

Existem algumas maneiras de evitar isso.

Primeiro , você pode simplesmente criar suas próprias imagens personalizadas ou contratar um profissional para fazê-lo. Supondo que seu designer ou fotógrafo não esteja reutilizando material antigo, você terá uma imagem exclusiva da sua empresa. A desvantagem dessa abordagem, é claro, é custo e tempo.

Em segundo lugar , você pode adquirir direitos exclusivos para uma imagem de estoque. Isso também pode ser caro, dependendo da imagem, mas também mais conveniente do que encontrar e contratar um designer ou fotógrafo. Direitos exclusivos estão normalmente disponíveis apenas para determinadas imagens. Procure por imagens “Direitos gerenciados” ou entre em contato com o site de imagens de estoque.

Em terceiro lugar , você pode selecionar imagens mais caras. Estar disposto a pagar $ 49 – $ 300 ou menos por uma excelente imagem irá mantê-lo fora da imagem de baixo custo mosh pit.

Quarto , se você não tiver dinheiro para gastar em imagens mais exclusivas, você pode pelo menos tentar evitar as que são super populares. No iStockPhoto, as imagens são notadas com ícones depois de baixadas mais de 100, 500+ ou mais de 1.000 horas, o que dá uma idéia das chances de uma imagem aparecer no site ou na embalagem de outra pessoa. Na imagem
abaixo, as fotos com chamas laranja no topo foram baixadas mais de 100 vezes:

Foto stock mostrando os tempos baixados

Diretriz # 4. É contextualmente recortado?

O corte contextual pode fazer a diferença entre uma imagem impactante e uma desanimada. O corte é especialmente importante para imagens pequenas, onde não há muito espaço para se comunicar. De um modo geral, quanto menor a imagem, menos detalhes você deseja nela. Portanto, se você estiver criando uma imagem pequena de uma imagem maior, convém retirar todos os detalhes desnecessários e certificar-se de que o elemento-chave esteja na frente e no centro.

Vamos ver um exemplo.

Aqui está uma grande imagem de uma garota dentro de uma caixa, dentro de uma unidade de armazenamento aberta:

Menina, dentro, caixa papelão, grande, mostrando, armazenamento, unidade, com, azul, portas

Em um tamanho de exibição grande, isso funciona razoavelmente bem. A unidade de armazenamento vazia ao redor da menina aumenta a sensação de isolamento e estranheza, e ter as portas corrugadas visíveis em ambos os lados acrescenta interesse de cor e nos dá uma sensação de lugar.

No entanto, se reduzirmos essa imagem no tamanho de exibição, ela perderá o impacto:

Versão pequena da mulher em uma imagem de caixa

Agora é difícil dizer que há uma pessoa na caixa. Na verdade, dificilmente podemos dizer que o item central é uma caixa! Então, se quiséssemos usar uma versão pequena desta imagem, precisaríamos recortá-la contextualmente. Uma maneira de cortar seria assim:

Menina, dentro, caixa cartão, recortado

É verdade que perdemos muitos detalhes ao cortar. Nessa imagem, não podemos mais dizer onde a mulher está, o que elimina muito do interesse. Também perdemos a cor azul vibrante das portas. Mas o que perdemos em detalhes ganhamos clareza e impacto em um tamanho pequeno.

Recursos

Pensei em deixá-lo com quatro dos sites de imagens de ações que uso com mais frequência para encontrar imagens excelentes.

  • Imagens da Getty . Imagens da Web custam entre US $ 5 e US $ 49 cada. Seleção enorme e altamente profissional, e uma ferramenta de pesquisa muito poderosa.
  • Imagens de Júpiter . Também é uma seleção enorme e excelente e uma boa ferramenta de busca, mas geralmente tem menos imagens baratas do que outros sites. Procure as imagens “royalty-free” por preços mais baixos.
  • Veer . Muitas imagens com preço de US $ 1 cada. Não é uma seleção tão grande quanto Getty ou Jupiter, mas eu tive ótimas descobertas aqui.
  • iStockPhoto . Um ótimo site para imagens muito baratas, mas tenha cuidado com a imagem “uso excessivo”. Você pode facilmente acabar com uma imagem que já foi usada por muitas outras pessoas. A qualidade da imagem também é um problema, pois muitos amadores contribuem para o site, por isso, selecione com cuidado. Tudo o que disse, ainda existem imagens maravilhosas para ser encontrado aqui, e é difícil de bater os preços.

Nos próximos artigos, discutirei o uso de imagens para dar suporte à sua marca, como lidar com rostos, cores e ícones, entre outros tópicos relacionados à imagem. Até a próxima vez, divirta-se escolhendo imagens para o seu site.