O que é SEO e para que serve?

Diversas empresas estão adotando estratégias para que possam se posicionar nos mecanismos de busca, a fim de marcar presença na internet, que é o local em que se encontra a maior parte de seu público-alvo, para isso é utilizada a técnica de SEO. Saiba o que é SEO e para que serve, aqui neste post.

O que é SEO?

Principal estratégia usada por profissionais de marketing digital que cuidam de loja virtual e sites de empresas, o SEO ou Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que lidam com a melhoria da visibilidade e posicionamento orgânico de um site na lista de resultados de pesquisas.

Essa melhoria nas “posições” de uma página da Web (nas listas de resultados de mecanismos de pesquisa orgânica) é obtida por meio de um conjunto de ações que os administradores desse site são responsáveis ​​pela implementação.

Essas práticas ou otimizações incluem uma série de técnicas On-page (SEO na mesma web) e Off-page (SEO fora da web), como:

  • A experiência do usuário
  • Melhore a velocidade de carregamento
  • Cuida da estrutura ou arquitetura do site
  • A qualidade dos links externos e internos
  • Crie conteúdo relevante e de qualidade
  • A escolha estratégica de palavras-chave
  • Os cabeçalhos H1, H2, H3 e H4
  • A autoridade do site
  • A CTR, entre outros.

Em resumo, se tivéssemos que explicar em poucas palavras a definição anterior do que é SEO, seria: “posicionamento”.

Qual é o objetivo final do posicionamento de SEO?

Dissemos que o objetivo desta disciplina é melhorar as posições nas listas de pesquisa, melhorando os resultados oferecidos pelos mecanismos (Google, Yahoo!, etc.)aos usuários.

 

Porém, essa otimização do posicionamento de SEO do site tem um propósito mais profundo e importante do que simplesmente melhorar a visibilidade.

E esse objetivo final é também aumentar a qualidade do tráfego orgânico que recebemos, para que possamos melhorar as conversões do nosso site.

Conheça as técnicas de SEO

Para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de pesquisa, você pode aplicar essas técnicas de SEO:

Localize as palavras-chave

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que ajuda a encontrar as palavras-chave certas para sua marca. Nosso conselho é selecionar aqueles que têm um número grande de pesquisas e, por sua vez, têm baixa ou média concorrência.

Digite a palavra-chave no título e na meta descrição

O ‘título’ é provavelmente a tag mais importante para SEO. O que você incluir nele será mostrado como um título nos resultados da pesquisa, também nas guias do navegador. Não se esqueça de incluir uma de suas palavras-chave no domínio, é um extra para se posicionar no Google

Otimize suas imagens da web

O Google não vê as imagens, as lê. Todas as fotos e gráficos em seu site devem ser otimizados para SEO.

Que significa? Escreva um texto Alt e um título descritivo com suas palavras-chave. As imagens devem ser otimizadas em tamanho e peso, para que não demorem muito para carregar.

Publique conteúdo regularmente

A criação de conteúdo é fundamental em qualquer estratégia de SEO. O marketing de conteúdo é essencial. Escrever sobre assuntos atuais é uma boa maneira de se posicionar. Seus artigos devem ser originais, conter palavras-chave, ser atraentes e agregar valor ao leitor.

Obter links de qualidade

Linkbuilding refere-se a obter links fortes e páginas de qualidade que apontam para o seu site. Se outras páginas importantes “apontam” para as suas, é um sinal de que você é alguém a considerar no Google.

Conclusão de SEO

Em suma, o SEO agrega valor ao seu site. É a maneira de comunicar aos mecanismos de pesquisa sobre o que é sua empresa e com quais palavras-chave você identifica.

As palavras-chave são usadas pelos mecanismos de pesquisa para relacioná-las aos termos de pesquisa dos usuários. Se eles corresponderem e se você tiver um SEO de qualidade, seu site terá um bom posicionamento no Google.

Estar nas primeiras posições dos mecanismos de busca não apenas traz visibilidade, mas também confere credibilidade e imagem à sua marca, o que permite manter uma boa reputação online.